domingo, 10 de abril de 2011

Adolescentes entregam carta às autoriades e iniciam rede pelo direito ao esporte




O segundo dia do Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo deu continuidade à discussão iniciada no dia anterior sobre o legado social e a participação dos adolescentes nos preparativos dos megaeventos esportivos  -  Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Pela manhã os adolescentes apresentaram  o produto das oficinas do dia anterior, em que através de encenações, música, atividades esportivas  e relatos de experiências expuseram os riscos e oportunidades dos megaeventos. Questões como ampliação do diálogo entre gestores e sociedade civil, ampliação da cultura esportiva, controle social sobre os gastos, ampliação de projetos sociais, exploração sexual infantil  versus aumento do turismo, infra-estrutura urbana, aumento de espaços de práticas esportivas nas escolas, bairros e praças, acesso ao transporte público e segurança, apareceram como inquietações e demandas dos adolescentes.

A adolescente Fabielle Meneguzzi relatou sua experiência como ex-atleta e das dificuldades de seguir em frente na profissão. “Eu poderia estar lamentando porque por falta de investimento não consegui prosseguir no vôlei, que era a minha vida. Mas hoje se estou aqui, me considero uma vitoriosa, porque posso ser uma porta-voz e lutar pelo direito ao esporte”,  disse.

À tarde os jovens retornaram aos subgrupos onde começaram a redigir a carta/manifesto que seria entregue no encerramento do evento às autoridades. Foram apontados os riscos e oportunidades além de proposições concretas. 

Com a presença de autoridades do âmbito federal, estadual e municipal - como a representante do Ministério do Esporte, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer,  o sub-secretário estadual de educação - a representante do UNICEF no Brasil Marie Pierre Porier e a embaixadora do UNICEF Daniela Mercury, os  11 adolescentes representando as cidades-sede da Copa do Mundo leram cada um trechos da carta que abordou pontos fundamentais para o legado social dos eventos esportivos para a infância e a adolescência. A variedade de sotaques  confirmou a diversidade representada no evento.  

A proposta de Rede Nacional de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo foi apresentada e os adolescentes motivados a ampliar a discussão iniciada no encontro em outros âmbitos, de forma que suas reivindicações encontrem coro e força pelo Brasil.

Daniela Mercury encerrou o evento em alto astral cantando junto ao grupo de percussão Fina Batucada.
Fonte : http://direitoaoesporte.blogspot.com/


INICIATIVA

Iniciativa 

PARCERIA INSTITUCIONAL

Parceria Institucional 

PARCERIA TÉCNICA

Parceria Técnica 

PARCERIA GOVERNAMENTAL

Parceria Governamental 

2 comentários:

  1. Oi Pessoal do Jd. São Luiz, tudo bem?

    Esto adorando navegar neste blog, o pessoal aqui de Embu das Artes esta sempre ligado no que esta acontecendo ai no São Luiz.

    PATRICIA, PARABÉS POR REPRESENTAR NO RIO DE JANEIRO, VOCÊ FOI MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS!

    PARABÉNS A TODOS OS JOVENS DO SÃO LUIZ, VOCÊS ESTÃO SENDO REFERENCIA PARA O BRASIL!!!

    ALAN lEÃO, EMBU DAS ARTES, SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA AÇÃO DE UMA JOVENS DO GRUPO DE MONITORES DO NÚCLEO SÃO LUIZ, AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO NESTE EVENTO !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir